Eu também nunca havia escutado falar deste prato. Vá até a cidade de Morretes, 68 km de distância de Curitiba e 398 Km de São Paulo. Lá você encontrará o verdadeiro Barreado.
Para os apaixonados por moto vale a experiência de desbravarem a famosa Estrada da Graciosa.
BARREADO TRADICIONAL
Especialmente preparado com carnes nobres de gado, cozidas em panelas vedadas e em fogão à lenha. É servido com farinha de mandioca.Guarnecido com:
Arroz, banana à milanesa e salada mista.
COMO FAZER O BARREADOINGREDIENTES: (Para 10 pessoas)
- 5 Kilos de carne (peito, patinho ou colchão mole)
- 500 gramas de toucinho fresco
- 5 cabeças grandes de cebola
- 3 cabeças médias de alho
- Folhas de louro
- 1 pitada de cominho em pó (torrado)
- 1 colher de pimenta-do-reino
- 1 pitada de coentro
- Pimenta vermelha
- Sal a gosto
Feito na véspera de ser servido:
Cortar as carnes em pedaços pequenos (cubinhos de 3 a 4 cm) e o toucinho em pedaços menores (quadradinhos de 1 a 2 cm). Coloca-se todos os temperos (menos a pimenta vermelha).
Põe-se as carnes temperadas e o toucinho numa panela de barro.
Tampa-se a panela com uma folha de bananeira previamente sapecada no fogo, amarrando-a na boca da mesma. Ou, coloca-se a tampa e, como uma mistura de farinha de mandioca, cinza e água quente, barreia-se, vedando bem. O tempo de cozimento não pode ser inferior à 12 horas. O fogo é brando.
O segredo é o cozimento lento. Por isso, acostuma-se preparar ao meio-dia da véspera, só abrindo a panela no meio-dia seguinte, usando o fogão à lenha. Quando abrir a panela, experimente se está bom de sal, e acrescente o molho de pimenta vermelha a gosto.
COMO SERVIR.
Coloca-se a farinha de mandioca no prato e escalda-se com o Barreado (como quem faz um "pirão bem molinho").
Serve-se com banana, laranja e arroz.
Indico ficarem no Hotel e Restaurante NHUNDIAQUARA. Me hospedei lá e almocei o famoso Barreado. Hotel em funcionamento desde 1945, fui atendido pela simpática Dona Maria da Glória.
Estrada da Graciosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário